Páginas

domingo, 13 de dezembro de 2009

"Bailarina sem pretensão" PARTE I

“Ótimo! Posso ser a primeira-outra-coisa e ser reconhecida por isso. E continuar dançando ballet assim, sem pretensão, mas linda e sorrindo no final.”
Cássia Pires




Foi a partir desta frase da Cássia, autora de um dos blogs que mais gosto sobre ballet e outras coisinhas do meio da dança, que pude formular esta frase que tem tudo “a ver” comigo “bailarina sem pretensão”. Minha história com o ballet é LONGAAAAAAAA, eu como toda menina sempre quis fazer ballet, usar a roupinha rosa e subir na sapatilha de ponta, só que meu pai nunca deixou, não foi nem isso, ele não tinha dinheiro para pagar, (fala sério aulas de ballet são muito caras!!). Fui crescendo e a fase do ballet foi passando de vez em quando ainda me dispunha a procurar e ligar para escolas atrás de informações, mas nunca continuava. Saí do clássico e fui para os esportes, adorava correr, nadar e sempre quis lutar (ainda não tive essa oportunidade, mas um dia quem sabe) e no meio disso tudo fui criando uma aversão ao ballet fora do comum! Não gostava e ponto final, acho que era por que acreditava que não tinha mais como eu fazer aquilo que as bailarinas faziam. Detestava ballet, mas adorava dançar, no início só de brincadeira, em festinha e apresentações na escola para ganhar nota, mas depois foi na igreja que está brincadeira foi ficando séria e mais fascinante. Em seguida escola nova, experiências novas. Aprendo dança de salão para os festivais, me chamam para montar coreografias e é criado um grupo de dança na escola a qual eu começo a fazer parte.

É nesse grupo que as coisas começam a mudar, minha professora era bailarina e muito “fresca”, por mais que tentasse sempre tinha algo de “bailarinístico” nas coreografias, e eu... ACHAVA O “FIM DA PICADA”, mas fazia por que tinha que fazer, ao longo do ano fui percebendo que estava mais alongada, tinha mais técnica, recebi elogios que jamais esquecerei, elogios que nunca imaginei receber depois de certa idade (o grupo apareceu quando estava no terceiro ano, eu era a mais velha, achava que não dava mais, mas continuava indo). Devido o tempo e a não tivemos aulas-aulas de ballet, mas foi com esta professora que conheci o meia-ponta – ponta – meia-ponta, flex; e outros termos muito usados no meio. Acabou o terceiro ano, acabou a brincadeira, saí da escola e saí do grupo de dança resumindo, parei de dançar. Depois de uns seis meses, na Universidade vi um anúncio chamando pessoas interessadas em aprender diferentes estilos de dança, eu na minha cara-de-pau liguei e fui. A primeira pessoa que conheci foi a minha atual professora de ballet, foi realmente sinistro quando cheguei lá e tinha que aprender jazz, dança de salão, hip-hop e... ballet. Faz um ano e seis meses que faço ballet com este grupo, além de jazz. Ainda sou conhecida como a revoltada da turma, por fazer algumas reinvidicações no meio da aula, mas tenho que confessar uma coisa... AMO O BALLET, coisas que nunca pensei que fosse capaz da fazer estão surgindo aos poucos, sinto um crescimento que nunca pensei que fosse capaz, hoje a dança se tornou algo mais que uma simples brincadeira, se tornou parte da minha vida.

Xiii...falei, falei e não expliquei o por que do “bailarina sem pretensão”, isso ficará para a parte II, aqui vocês conheceram um pouco da minha trajetória no mundo dança, e no ballet.

Aproveito para agradecer em especial a uma querida professora, que tanto pegou no meu pé no terceiro ano do Ensino Médio.

Até a próxima.


3 comentários:

  1. É um estilo de dança lindo. Penso na dificuldade de ficar na ponta do pé com as sapatilhas.

    ResponderExcluir
  2. Bebel, muito bacana a sua história na dança. Mas às vezes acontece assim mesmo, há quem não suporte ballet por mil motivos, hehehe. Só quando "entra" nele conhece a sua beleza, a sua grandeza e, com isso, a imensa dificuldade. Mas é tão bom, não? Também achei legal você dançar tanta coisa! Logo que comecei, fiz várias outras danças, hoje faço apenas ballet, mas sinto falta dessa diversidade. E muito obrigada pela citação, agora eu também quero saber sobre o "bailarina sem pretensão". =)

    Doce beijo.

    ResponderExcluir