Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

"Bailarina sem pretensão" PARTE II

Quem quiser relembrar ou ler a parte um, clica aqui.

Vamos lá...enrolei um pouco esta continuação, por diversos motivos... tratar desse assunto é um pouco mais que pesquisas na internet, é observar, investigar a mim mesma.

Na parte I, eu declarei o meu amor pelo Ballet, neste post finalmente vou falar sobre o “sem pretensão” que tem neste título. No início, quando eu ainda era uma menina sonhava em ser bailarina. Tão ingênua que nem imaginava com companhias de ballet, com escolas de renome ou algo assim, sonhava direto com os palcos, única e exclusivamente os palcos e para completar a sapatilha de ponta. Não imaginava as aulas, os ensaios, os bastidores só os palcos...da até vontade de rir.

Hoje já sei que sonhar só com os palcos, sem o caminho que tem que percorrer para subi-lo não ajuda em muita coisa. Eu conheço esse caminho, ele é difícil, mas não é impossível... nesta caminhada eu subi nos palcos, não na sapatilha de ponta, não em um solo, mas conheci... e tenho que admitir É INCRÍVEL!! O que mais me fascina às vezes nem é o momento da apresentação em si, mas o antes, os bastidores... gente fico fascinada com os bastidores antes de uma apresentação, a movimentação, o ambiente respirando arte! Enfim... um clima muito bom.
Mas nem tudo são flores, para chegar aos palcos foram ensaios, ensaios e mais ensaios... exigências até o topo e isso cansa às vezes, rolam estresses, desentendimentos e uma vontade doida de desistir, mas havia uma única coisa, algo incontrolável que por mais que a gente quisesse abandonar o barco não conseguíamos... O AMOR PELA DANÇA... o movimento incontrolável de nossos corpos ao ouvir aquela música que não aguentávamos mais... DANÇA, DANÇA E DANÇA... somente isso nos manteria em pé. Até que em um momento percebo que o amor pela dança estava sendo substituído pela obrigação do compromisso, aquela obrigação que lhe mantém de pé, mas não o faz ter amor por aquilo que está fazendo.
Eu senti isso, não estava mais a mesma coisa, meu jeito de dançar mudou. Eu que era conhecida pela espontaneidade, pelo o jeito forte e expressivo de dançar, fui me tornando mecânica, obrigada, vazia. Gente eu chorei tanto quando me falaram isso, PUTZ era o que eu gostava de fazer!!! Era parte de minha vida!!! O que estava acontecendo? Por que não fluía mais? O tempo foi passando, as apresentações haviam encerrado (até esse ano) e as aulas voltaram ao normal, a vida continuou, os exercícios voltaram, a rotina continuou e eu adorei!!

Até que um dia eu li em nesse post no blog da Cássia e pensei, pensei e vi que o que me dava vida, me trazia espontaneidade era justamente a falta de pretensão, o único e exclusivo interesse em dançar e ser feliz, sem me preocupar com quem está olhando, com o quê vão falar, só em dançar... me acabar nas aulas e depois dançar... se será no palco, ou em uma contratação de trabalho pela companhia, ou um apresentação infantil que eu esteja coordenando não importa!! Descobri que eu não nasci para grandes palcos, grandes apresentações, também acho que não nasci para viver de dança, sei que é não é um mero hobby, é muito mais do que isso... faz parte da minha vida, mas minha vida não pediu os palcos, minha vida pediu o único e exclusivo PRAZER DE DANÇAR SEM PRETENSÃO. Sou feliz assim, talvez eu tenha demorado em descobrir isso, mas sou muito feliz, agora eu sei! Quem sabe um dia eu apareça aqui para contar o verdadeiro sonho que eu tenho com a dança. Segredo!!

Até a próxima!
Besos


3 comentários:

  1. Mas que lindo texto, Bebel! Lindo mesmo. E se você sempre foi conhecida (e reconhecida) por sua espontaneidade e expressão, não dá para perder tamanha grandeza. Especialmente porque isso é qualidade raríssima em uma bailarina! Agora eu quero saber qual o seu verdadeiro sonho com a dança, hehehe.

    Doce beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bebel, linda sua história, a forma como expressou seu desejo o que sente.Quando quiser falar de seu sonho, vou querer ouvir. Bjks e um lindo fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Bebel,
    Eu acho ballet lindo, mas não combina muito comigo...
    Vim te lembrar de postar a resenha referente à sua leitura de janeiro até dia 29 ou 30/01, para que eu possa postar a lista com os links de todas as resenhas do mês no último dia, 31/01.
    Bjinhos,
    Paulinha

    ResponderExcluir