Páginas

terça-feira, 30 de março de 2010

Livro do mês - Março

Nos quarenta e cinco minutos do segundo tempo, mas está aqui a resenha do mês.

O escolhido do mês foi... Enigma na Capela Real

Sobre a autora: Ana Cristina Massa é jornalista e escritora. Estreou na literatura juvenil com o livro Mistério no Museu Imperial. Recebeu o selo “Acervo Básico para Jovens” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil/2004. O livro foi selecionado para o PNLD/SP/2004 e para a Feira de Bolonha em 2004.jornalista e escritora. Na mesma série-Os Invencíveis-publicou Enigma na Capela Real (PNBE 2006) e o Segredo do Colecionador.
Fonte: Editora Biruta

Como está na descrição sobre a autora o livro é uma literatura juvenil. Ele mistura ficção e história do Brasil a partir das aventuras de um grupo de amigos intitulado “Os Invencíveis” que é composto por cinco adolescentes Eugênio (Gênio), Goma, Isadora, Jonas e Sofia. Este é o segundo livro da série. A história gira em torno da Igreja Nossa Senhora do Carmo localizada em Petrópolis. Essa igreja foi no período Imperial a Capela Real, mais especificamente no período de D. Pedro I e sua esposa a imperatriz Leopoldina. Tudo isso e mais um pouco eu aprendi com esse livro.

O objetivo é basicamente este através de uma linguagem jovem e atual trazer aspectos históricos do nosso país além de discussões atuais como o roubo de imagens e peças sacras. Sempre gostei muito de literatura juvenil ou infanto-juvenil se preferir, só que o tempo nunca mais havia me permitido visitar o setor infantil da biblioteca. Até que um dia decidi matar a saudade, e foi ótimo rever todas as obras fantasiosas que emocionaram minha infância e juventude. Foi quando me deparei com este livro... que trazia aquele enredo que eu sempre gostei... um grupo de amigos desvendando um mistério. Vamos e convenhamos que o nome “Os Invencíveis” não é dos mais atraentes e criativos, como os eternos “Karas” de Pedro Bandeira, mas não custava nada dar uma olhada.

O livro é muito bom! A história não é tediosa, melodramática, é na medida. Não tem códigos secretos ou coisas assim, mas isso não diminui em nada a obra. Além da aprendizagem, pois não é cansativa a forma como a autora apresenta a história da igreja e do Brasil no período Imperial. Aprendemos aos poucos, a partir de um bate-papo entre “Os Invencíveis”. A linguagem é bem jovem e sem exageros, por que “É o fim!!”, você ler um livro “jovem” cheio de gírias, tantas gírias que acaba atrapalhando e leitura e ficando distante da linguagem juvenil.

A “pessoinha” aqui A-D-O-R-A literatura infanto-juvenil, posso fica velhinha, mas sempre estarei dando um pulo na seção Infantil da biblioteca, quem sabe um dia não escrevo um livro nesse estilo...rsrsrsrsrsrs

Gente vai sem imagem por que eu não achei nenhuma na net boa e não sei cadê o cabo da minha câmera.

Besos


7 comentários:

  1. Nossa, menina! Você está on-line!
    Acabei de sair daqui e você me respondeu lá!!!

    Que coincidência, né?

    Grande beijo!
    (agora vou ler o post novo, rs)

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante a temática do livro, incentiva o público jovem (entre eles vc)a conhecer mais da história brasileira, de forma lúdica e gostosa. Um livro bem escrito vale para todos os públicos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bebel,
    Pois saiba que você não está sozinha nesta paixão por literatura infanto-juvenil. Eu amo a infantil e juvenil!
    Infelizmente existe preconceito por muitos, que acham que literatura infanto-juvenil é literatura 'menor´. Estão todos enganados! A literatura infanto-juvenil não é bobinha como muitos pensam.
    Eu não conhecia esta autora nem o livro, mas este é um lado muito bom deste desafio: eu, pelo menos, estou descobrindo autores novos, livros que talvez nunca fosse saber de suas existências.
    Parabéns pela resenha! Parece muito boa a temática.
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  4. Hum, literatura infanto-juvenil não é a minha favorita mas qdo eu era adolescente eu adorei os "Karas", vc comentando deles, lembrei que tenho o livro A Drogra da Obediencia, me deu saudade e acho que ver até ler de novo! hehe
    Besos pra vc tb!

    ResponderExcluir
  5. Ah, lembrei dos livros que lia durante a época do colégio. Adorava essas histórias cheias de desafios em que o leitor participa.

    Beijos e obrigada pelo comentário :)

    ResponderExcluir
  6. Desejo que seu final de semana seja divino,feliz e glamouroso.Eu continuarei postando durante todo o final de semana.
    No post de hoje à noite,sábado, haverá uma surpresinha para todas as minhas amigas e seguidoras. Estou contando com vc.

    Bjo

    ResponderExcluir
  7. já se inscreveu no encontrinho?

    http://lookbookestilosas.blogspot.com

    bjosss

    ResponderExcluir