Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

Desencontro 2011 - parte I

Bom dia! Depois de um longo tempo sem postar venho hoje falar sobre o primeiro dia do Desencontro 2011.

O que é o Desencontro 2011? Conforme está no site do evento “Um evento diferente sobre mídias sociais” a começar pela localização... nossa terrinha Fortaleza, meio esquecida diante das grandes metrópoles da região sudeste do país. Além da diversidade de debates que o evento promove, com os mais diversos palestrantes intimamente envolvidos com mídias sociais... blogueiros, twitteiros, vlogueiros... profissionais do marketing, jornalismo, web design, publicidade e euzinha estudante de pedagogia caindo de paraquedas neste mundo. 

Primeiro destaque (são tantas coisas para destacar que vou me enrolar toda, mas tudo bem) eu não era a única “estranha”, próximo a mim haviam pessoas que faziam Direito e tinham afinidade com a temática.
Segundo... como fui me meter nisso...nem posto com frequência no blog e vou parar em um evento de mídias sociais... não faz sentido...rsrsrs

Soube do evento no domingo à noite pelo twitter e fui atrás de saber o que era... li a programação, a proposta do evento e fiquei muito empolgada... vi o preço 120,00 reais, fiquei desanimada...mas a vontade era maior e “meti as caras” e o meu cartão de crédito para o maior evento de mídias sociais do nordeste. Quando fui contar para os meus amigos que ia participar a reação foi “E tu gosta disso?”, “O que vai ter lá? Vão ensinar a twittar?” alguns entenderam, outros não.

Eu sou uma curiosa pelo assunto e uma estudante de pedagogia com interesse em juventude, nada mais oportuno aliar um interesse pessoal ao acadêmico. Sabemos das influências das redes sociais na formação do jovem, seja ela direta ou não. Então vamos lá...

O evento
A princípio um aspecto me desagrada, o local onde será realizado o evento. Reconheço a grandiosidade do Marina Park, sua qualidade enquanto hotel e espaço para realização de conferências, encontros, “desencontros”, mas sua localização nos deixa limitados. Falo na postura de estudante que não tem carro para ir de um lado a outro de Fortaleza e nem grana para desfrutar das iguarias do hotel, que devem ser maravilhosas, mas doem no meu bolso. Lá também não há outras opções de restaurante próximas, a não ser que você se aventure a andar pela avenida, o que não é muito seguro, mesmo que seja em “bando”. Enfim...patrocínio é patrocínio e foi ótimo para os palestrantes desfrutar do local.
Chegando lá, ainda haviam ingressos sendo vendidos na hora, mas isso não atrapalhou (até o momento que pude ver) o credenciamento dos demais participantes, o crachá estava pré-pronto e após a confirmação do seu nome, você recebia com seu nome e e-mail. O @nerdpai (não sei seu nome) estava de um lado ao outro prestando atenção à ordem do evento. A Verdes Mares também estava e continuará cobrindo o evento, apresentando uns aplicativos que não olhei (sabe lá qual o motivo). As cadeiras foi algo que me chocou, pois estavam “mega-próximas” se eu não conhecia ninguém poderia conhecer assim que ela se sentasse ao meu lado, pois seria quase no meu colo...rsrsrsrs, mas nos painéis que ocorreram a tarde isso foi corrigido. A internet, algumas pessoas reclamaram, mas eu tive a sorte de em todos os momentos que ia acessar tudo acontecia perfeitamente, então não posso reclamar.
            A proposta diferente do evento repercutiu na forma como foi disposto o espaço para debate, ao invés de uma mesa e cadeiras em volta... poltronas brancas e grandes estavam posicionadas no palco de forma que podíamos ver a todos os palestrantes e eles entre si também sem maiores dificuldades, uma exceção apenas para o suporte do microfone do mediador e mesa que prejudicou a visualização do palestrante que ficava atrás. Eu fiquei encantada com esta organização, pois vinda de um ambiente onde os eventos são baseados na mesa e em uma formalidade que surge mesmo sem querer, aquilo proporciona um debate mais natural, que sem dúvida pode ser incorporado em outros locais, pois o palestrante com certeza fica mais a vontade.

No próximo post, falarei sobre os painéis.

Besos

Nenhum comentário:

Postar um comentário