Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

Desencontro 2011 - parte III

Continuação...painéis

O painel 02 rendeu uma básica conversa no twitter com o mediador Gabriel Ramalho. Eu na minha experiência com eventos vejo o mediador como um motivador de debate, indagador quando necessário e principalmente atentar para a atuação equitativa de todos os palestrantes. O painel foi sobre uma temática bem interessante, que eu não tinha muito domínio “Mídias sociais: uma perspectiva regional” então ouvidos e olhos atentos. Diante destas observações fiquei um pouco perdida quando o debate estava rolando de forma fluente, num ritmo agradável e de repente havia um corte do mediador...como havia falado no twitter...todas as questões e colocações por ele postas foram válidas, mas sabe aquela coisa “palavra certa, momento errado”...foi mais ou menos assim... não deixo de reconhecer a capacidade de oratória dele, pois ele soube bem como se portar enquanto clareza, objetividade só faltou o momento certo...rsrsrs. Outro aspecto que observei foi o Lenine do @leisecafortal, meio que sobrando, mas o mediador também se preocupou com isso e tentou contornar. Como o Emerson Damasceno falou, um painel cearense e muito bem representado... o regional atingiu o nacional sem maiores dificuldades. A temática permitiu a ampliação que o debate ficou pequeno, girando por vários temas ao mesmo tempo, sendo as diferenças regionais discutidas com mais atenção só no início. Neste painel também pude obter várias dicas, o ler tutorias estava entre elas (notou a importância), a importância de se ter um posicionamento, de pesquisar (ponte destacado em especial pelo W. Gabriel). Para encerrar uma adaptação das palavras da Ívila ao ser questionada sobre a possível desvalorização e fim do jornal impresso, que seria “Todas as mídias tem sua importância e suas características.”

O primeiro painel foi um show em inteligência e personalidade. Como já havia mencionado marcado pela diferença o painel reuniu mulheres incríveis, cada qual do seu modo. Conduzida pela Maísa Vasconcelos, tudo transcorreu de forma bem organizada. Notei que algumas vezes a mediadora não foi tão sútil quanto limitação de tempo, mas isso em alguns momentos puderam ser relevados após uma “piada”. Um momento cômico e que não deveria ter acontecido foi a esposa do Israel Nobre, Rebeca, meio perdida devido ausência de cadeira para ela. Adorei a introdução da Maísa com uma breve introdução histórica sobre blogs, contextualizando melhor e jogando para as presentes três questões chaves (não me recordo com exatidão), sendo uma delas “Existe uma internet cor-de-rosa?” Foi um painel polêmico a começar por elas questionarem “Por que um painel só para mulheres? Por que essa estratificação?” detalhe interessante que a princípio não havia notado. A Luciana Andrade levantou uma questão “Existe uma escrita feminina?” e também trouxe a Revista Claúdia da déc. de 70 que ensinava como “segurar’ o marido com uma toalha quente após o banho. Conversa vai-e-vem e chega-se a conclusão que alguns sites continuam fazendo isso, só que de um novo jeito, atualizou o conteúdo, mas a intenção permanece a mesma. Era um dos painéis que daria pano para muita manga, como o de humor, mas o tempo não permitiu. O que ficou deste painel é que ainda há estratificação na rede em especial nos negócios, mas isso é cada vez menos, as mulheres não arrumam assuntos, elas possuem assuntos e dos mais variados. Não há isso: é para mulher escrever ou homem escrever, você gosta então escreva e ponto final. Você é o que você gosta!


O último e não mesmo importante o painel sobre “Internet Serious Business”, o nome diz sério, mas foi o painel mais bagunçado de todos (no bom sentido), graças ao aniversário do Maurício Cid autor do Não Salvo. Revivendo os tempos do Celso Portiolli no Passa-o-Repassa, com o torta na cara... Cid se trollou e tacou o bolo em si, antes que os outros o fizessem...isso com além da presença ilustre do Falcão, que cantou os “Parabéns” que nem Marlyn Monroe colocaria defeito...kkkk... um espetáculo a parte. Fugindo um pouco do assunto, tenho que admitir que o Cid é bonito e tem um estilo interessante...rsrsrs. Voltando ao painel... conduzindo pelo famoso Edney Souza, pudemos ouvir os relatos de Gilberto Soares, Israel Nobre, Ricardo Freire, Marcel Dias e o próprio Maurício, sobre suas histórias para chegar aonde estão. Cada qual atua no campo de modo diferente, com seus lucros e demais vantagens. Destaco aqui o Edney que conhecia os pormenores das histórias mostrando assim sua afinidade com o grupo, não perdendo o foco do debate e a objetividade dos palestrantes, sem a pretensão de fazerem autobiografias. Relatos francos, cheios de muita experiência. O Ricardo Freire foi narrando seus altos e baixos até chegar ao Viaje na viagem e pude notar que certas coisas acontecem por que você quer muito outras acontecem ao acaso, por simples insigths. Agora o melhor foi que eles reconheceram que podem até trabalhar mais do que antigamente quando não viviam da internet, mas hoje mesmo rolando um estresse aqui e “acolá” eles gostam do que fazem e querem continuar assim.

UFA...
Sim...fantástico os debates rolando e as questões chegando por twitter, pessoas pedindo cerveja por twitter (Eduardo - @EduTestoterona)... no desencontro não só foi discutido mídias sociais, foi vivenciado mídias sociais.

Imagina se eu fosse ser mais detalhista. 

E aqui finalmente encerro a narração sobre o primeiro dia do Desencontro 2011.
Leia também:
Desencontro - parte II
Desencontro - parte I

Logo haverá sobre o segundo dia.
Besos

Um comentário:

  1. Bebel,

    Deve ter dado um trabalhinho considerável postar sobre o evento com tanta dedicação, mas adorei o jeito como você coloca as suas percepções sobre tudo.

    O tema também me interessou bastante, gostaria de saber quando vai ter outro. Quem sabe a gente não se encontra lá, né?

    Querida, obrigada por estes três posts que li com muito prazer.

    Um beijo!

    ResponderExcluir