Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

Desencontro 2011 - parte II

Continuação...

            Pessoas de todos os estilos, lugares e pensamentos... uma diversidade “bonita de se ver”, com os mais diversos aparelhos tecnológicos, smartphone, notebook, netbook, ipad... eu fiquei perdida, pois por mais que me interessasse pelo assunto, não tinha tanta propriedade assim...houveram painéis com pessoas que nunca havia ouvido falar, ou visto um retweet, mas naquele meio era o melhor e pude conhecer, ficar curiosa por mais...aprendendo e aprendendo.
            Um aspecto chato, mas que infelizmente faz parte da grande maioria dos eventos, seja ele de qual linha for... os atrasos... o primeiro painel da manhã atrasou uns 20 min, o primeiro da tarde foram uns 30 min... e ficamos lá, no “cri”...sem saber o por quê do atraso. Outro detalhe era a “muvuca” que ficava atrás quando chegava uma “webcelebridade” enquanto o painel estava rolando, dificultando assim ouvir em alguns momentos.

            Vou tentar fazer um mix dos painéis... o primeiro comentário é sobre os mediadores... todos se saíram muito bem, cada qual com seu jeito, sua estratégia de conduzir o debate, contribuiu para que a temática desenrolasse de forma dinâmica todo o tempo. Para mim a Bia Granja foi a melhor, pois o painel com a temática de humor tenderia ou para uma comédia sem fim e vazia ou maçante sem comédia alguma. A moça conseguiu tanto torna cômico como inteligente e polêmico (não falo de mamilos), para ver como sou leiga, foi a primeira vez que ouvi o termo “Troll” no contexto que ali foi colocado.

Foi o painel que eu menos conhecia os participantes... foi uma descoberta a cada momento...rsrsrs. Algo que concordo e que foi uma das primeiras coisas colocadas no debate é que o humor é subjetivo, cada qual possui seu humor, aquilo que lhe faz rir e aquilo que não faz. Foi com isso que levei todo o debate, por que houveram coisas que me fizeram rir, outras não, por exemplo, o Leandro Santos (@MussumAlive) adora gatos e falou que vídeos de gatos na internet são engraçados...eu detesto gatos e discordo disso. Outro tema que surgiu foi o bullying, bastante discutido no campo educacional. Eles em geral apresentaram uma visão que é discutida... “o bullying quando superado torna a pessoa melhor, e se não há bullying, há um certo roubo da infância (quem não foi apelidado na infância?)”, mas eu acredito que há uma má compreensão do termo bullying, discussões teóricas são feitas em torno disso e as suas relações com a internet e o humor renderiam um único painel, com maior aprofundamento. Todos os painéis foram marcados pela variação do estilo, da linha de trabalho dos palestrantes, mas esse sobre humor foi o mais nítido enquanto gosto... dois gostam de CQC e Pânico...outro só de Pânico e isso foi só um exemplo, proporcionando assim conhecer vários pontos de vista. Não posso esquecer do @caodadepressao ou Luide que fez uma participação irreverente tanto pelo twitter, como no palco por alguns segundos. Concluo sobre esse painel a importância de não nos levarmos tão a sério, e a aceitar a subjetividade do humor, com respeito.

O painel que ganhou em nível de orientação e aprendizado nítido e direcionado foi o de “Criatividade e mídias sociais”, um grupo de respeito foi colocado a frente onde pude ver a fofa da Lia do Justlia que eu tanto gosto. Web designer, ilustradores e afins...deveriam estar lá, cada dica, cada história...uma atenção com o público fora do comum... uma orientação profissional. Eles foram sinceros e se preocuparam em passar as informações com clareza além de se mostrarem dispostos a conversar com quem estivesse interessado. Eu não almejo ser web designer, mas com as dicas dadas vou me aventurar pelo menos pelo meu blog. O mediador, Joares, como webdesigner também atuou como palestrante, pois deu dicas, respondeu o pessoal... o debate correu como uma conversa... inicialmente tímida, mas como toda conversa foi fluindo e ficando mais ágil. O “perfil de fuçador” foi algo que me chamou atenção nesse painel...um dos segredos do sucesso, é esse perfil...é o não esperar...é o ir atrás, fuçar. Além disso, ler tutoriais, dominar o inglês e se valorizar sem tirar os pés do chão.
Antes de ir aos outros painéis, um problema foram os microfones, que durante a tarde “pifava” mais que funcionava, o pessoal ficava meio perdido.

Leia também:
Desencontro parte I


Os próximos painéis somente no próximo post.

Besos

Nenhum comentário:

Postar um comentário