Páginas

domingo, 28 de junho de 2009

Vestibular!

A parada é séria!! Hoje eu tive minha primeira experiência como fiscal de sala no vestibular aqui em Fortaleza. Agora que eu estou vendo o outro lado da moeda, tenho mais certeza que VESTIBULANDO SOFRE...é um clima extremamente apavorante.

Para uns talvez seja mais fácil, mas acredito que a maioria sente o ar um pouco mais pesado, e o pior é que a gente até quer fazer alguma coisa, dar uma aliviada no ambiente, mas não podemos pois qualquer sinal de barulho os candidatos já se assutam.

Nós damos os avisos iniciais, entregamos as provas e ao longo do tempo outros informes são necessários, e é aí que vemos a preocupação, é só abrir a boca e todos olham para você “esbugalhadamente”. Fica óbvio que o exame do vestibular não é a melhor forma de saber se uma pessoa está apta ou não para entrar na faculdade.

Avaliam em quatro horas algo que vai muito além de conhecimentos específicos de matemática, português e outros. Não é somente isso, existem vários outros fatores como um amadurecimento psicológico, evolução progressiva ao longo dos anos, aptidão e interesse pela aréa. É algo visivelmente injusto!

Lembrei da vez em que eu estava junto com eles. Lembrei o quanto eu ficava agoniada por ver a pessoa ao meu lado, mais desesperada do que eu ou fazendo tudo enquanto eu não fazia nada, horrível.

Para os pais: Se algum pai ou mãe está lendo este post, perceba que passar de primeira no vestibular não é fácil! Deve ser compreendido, pois o vestibular se mostra como um instrumento de avaliação, muito mal elaborado e desvalorizante da natureza humana, que é composta de muito mais que conhecimentos específicos.
Decoramos tudo e no fim me pergunto: O que aprendemos realmente?

Falo como ex-vestibulanda, atual fiscal de vestibular, e aluna do curso de Pedagogia.
Até a próxima
Boa semana
Besos

Um comentário:

  1. Concordo... vestibular avalia? sim, mas de uma forma superficial... conta com mtos decorebas e favorece mais quem tem condições pra pagar um bom "treinamento", que às vezes é mais condicionar o aluno do q fazer com que ele aprenda e apreenda.
    Sofri nos 3 vestibas q prestei, saía de lá exaaaausta. Sei bem a tensão q é.

    Bjus

    ResponderExcluir